terça-feira, 19 de outubro de 2010

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia incentiva estudantes

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Salvador-Ba

O Projeto Alma Brasileira  esteve  presente  na abertura da Semana Nacional de Ciênncia e Tecnologia  e estará presente sempre pela manhã relizando trabalhos junto ás escolas pelo POLIESCO-Poesia Livre na Escola , e na Terça -feira á tarde a mentora do PAABRA ,Sandra Stabile fez palestra sobre os estandes visitados pelos alunos e sobre o alcoolismo na escola Lindemberg Cardoso em Mirante de Periperi com o apoio da Diretora e da  Professora Célia Regina.




Sandra Stabile ,Pró Célia e alunos da Escola Lindembergue Cardoso
  A Universo Salvador tem a honra de receber, de 18 a 22 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. evento coordenado na Bahia pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). Para a Universo Salvador, abrigar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é de suma importância, pois além de contribuir com a difusão da ciência e do conhecimento, colocou a universidade mais uma vez a serviço da comunidade. A Semana Nacional  de Tecnologia e Ciências tem como objetivo mobilizar a comunidade, principalmente os jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Este ano, o tema da Semana é “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.
Dentre as atrações estão um simulador de voo profissional, uma célula gigantesca que mostra as funções das organelas celulares, um cinema científico, experiências de eletricidade interativa, além dos trabalhos de mais de 40 expositores, entre centros de pesquisa, universidades e associações que vão mostrar o que a Bahia tem feito na área de ciência e tecnologia.
O Governo da Bahia disponibilizou onibus gratuitos para as Escolas que se insreveram levarem seus alunos.
O objetivo é atrair a atenção de estudantes do ensino fundamental e médio e despertar neles o interesse por temas como ciência e desenvolvimento sustentável. As atividades são abertas e gratuitas de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Na abertura da programação foi realizada , no auditório da Universidade Salgado de Oliveira/Universo, palestra pelo cientista Bautista Vidal, primeiro secretário de ciência e tecnologia e um dos defensores da necessidade da independência energética pelo Brasil e  foi homenageado com uma exposição.Outras palestras ficarão por conta  do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo Costa Loures; o coordenador do curso de Gestão Ambiental da Unifacs, Nilton Pinto; e o diretor da Novozymes Latin América, Pedro Luiz Fernandes.
A abertura oficial do evento aconteceu dia 19/10, às 10h,esteve presente o Secratário do  governador Jaques Wagner, além dos seretários estaduais da Educação, Oswaldo Barreto, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Feliciano Tavares.

O evento teve como atrações um simulador de voo profissional, uma célula gigantesca que mostra as funções das organelas celulares, um cinema científico e experiências de eletricidade interativa.
O simulador foi o que mais chamou a atenção dos alunos. O instrutor André Drumont - Diretor do Projeto Asas  do Brasil e Instrutor falou sobre como pilotar um avião ,sobre suas experiências de voo e foi super atencioso e claro teve que aguentar pousar para foto para todos os alunos e todos.
Mais de 40 expositores estavam à disposição do público.
Stand de Cultura de Tecidos Vegetais
O Projeto de “ micropropagação de flores na Bahia” visa padronizar a propagação in vitro de espécies de plantas nativas.
A técnica de cultura de tecido permite o crescimento de células,tecidos e órgãos isolados da planta mãe em condições assépticas e controladas (meio de cultura,temperatura,luminosidade,)cultivados in vitro visando manutenção e multiplicação de um determinado genótipo ,bem como uma geração e nova variabilidade genética a ser explorada.

As Biólogas Zafira Gurgel e Gabriela Torres nos explicou como acontece essa técnica misturando dentro do recipiente as sementes com água, vitaminas, sacarose (açúcar)e o Agar ;substancia que da consistência de gelatina.A orquídea tende a ter de menos chance de sobrevivência quando retirada do recipiente e plantada na terra.O cacto tem mais chance de sobrevivência.Tempo de duração in vitro é de 6 meses


Os Ídios Pakaru  Pataxó e Xôha ,os alunos e Pró Célia

 Os Índios da Tribo dos Pataxós (Prado ,Porto Seguro ) ensinaram aos estudantes sobre sua cultura e nós ensinamos sobre a nossa a eles ,mas ,garanto a vocês eles são bem informados e dois deles são professores da Tribo.


Eles falaram sobre boa alimentação, medicina natural, e fidelidade entre marido e mulher e sobre os símbolos da sorte e fidelidade que eles tatuam na pele.
Foi muito proveitosa essa troca de informação entre os Índios e os alunos




Indira,paciente e atenciosa  contou histórias aos estudantes sobre bactérias  



No espaço , os visitantes encontraram um robô que fazia coleta seletiva de lixo e um estande da Fiocruz, que levou o projeto Ciência na Estrada, tendo como foco as doenças parasitárias.Marcos é  coordenador do projeto Ciência na Estrada, uma parceria da Secti-Fapesb com a Fiocruz-Ba, para popularizar e divulgar o conhecimento científico e que  tem como foco as doenças parasitárias explica ás crianças por meio de uma lupa eletrônica que é possível ver parasitas pelo microscópio e conhecer o funcionamento de uma célula ,o modelo é feito com material reciclado.Ele mostrou que, com  atitudes simples, como lavar as mãos de forma correta pode-se evitar doenças..

          O médico parasitologista Marcos André Vannier (Pesquisador Titular -Laboratório Biomorfologia Parasitária) da Fiocruz, recebeu da Universidade Universo uma Placa de Prata por Meritos.



 


VEJA PROGRAMAÇÃO

Um comentário:

  1. maria celia freire daltro4 de novembro de 2010 às 21:53

    Querida Amiga Sandra, quero agradecer em nome dos meus alunos, professores e direção da Escola Lindembergue Cardoso, as fotos e comentários feitos a partir da nossa visitação na Feira de Ciência e Tecnologia, no dia 19/10, também gostei muito das informações que nos deu, pois com tantos alunos e stands para visitar, não passei em todos, deixando desta forma de experiênciar atividades tão curiosas como estas que descreveu, experiências interativas e sustentáveis, descritas em seu blog. Quero ressaltar que os stands que trabalham com reciclagem (garrafas pet's), como a Ong CAMA, CABINCLA e outras, fizeram várias oficinas com as crianças, e se quiser, forneço o endereço para que nossas colegas professoras que tenham o interesse de se comunicarem e queiram que elas façam as oficinas em suas escolas, mandarei logo, Boa Idéia, legal e Útil, não é? Neste momento em que todos nós precisamos nos unir e nos conscientizar para salvar o planeta, essas oficinas vêm bem a calhar.
    Parabéns antecipados, pelo lançamento do livro Antologia de Poemas no próximo 06/11 e o concurso de Poesia, são iniciativas como estas que se fazem necessárias, para incentivar e estimular as mentes criativas, mudas, tímidas e escondidas no mais profundo compartimento das nossas almas. E nunca, nunca deixar morrer os sonhos mais ínfimos e insignificantes que tivermos, valorizá-los, por menor que sejam..., e nós entramos aí, eu com o material humano, que são meus alunos e Eu e você, que é nos levar nessa longa viajem, nesta aventura, nos convidando a dar asas à nossa imaginação, a conhecer todos os cantos claros e escuros que pudermos explorar...que é essa imensidão existente dentro de nós, ainda tão desconhecida, inexplorada e desabitada que precisa ser futucada, estimulada, visitada e finalmente habitada com todas as idéias possíveis e impossíveis!
    Também te convido para participar do evento ORÚKO Memórias e Heranças Negras, que está acontecendo no IAT, infelizmente não consegui contatar antes, e amanhã é o últio dia, este encontro é feito em comemoração ao Mês da Consciência Negra, vou mandar a programação pra vocês:
    De 3 a 5 de novembro de 2010, a Secretaria da Educação – SEC/BA, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, se une às celebrações do Mês da Consciência Negra e realiza o Orúko - Memórias e Heranças Negras – evento com diversas atividades que trazem à tona as discussões sobre a identidade africana e afro-brasileira e sua memória de luta pela igualdade. A iniciativa, voltada para professores e alunos da rede pública de ensino, conta com a parceria do Ministério Público da Bahia – MP/BA e da Coordenação de Educação para as Relações Etnicorraciais e Diversidade da SEC/BA.
    05 de novembro de 2010
    8h30
    Apresentação cultural
    9h às 12h
    Tá aí os informes, bjs e até já.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.Deixe seu recado.