quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A POLÍTICA TEVE OUTRA CARA COM MARINA

Quem é Marina Silva? Para mim a nº 1 do futuro
Marina Silva é Professora ,formou-se em 1981 na Universidade Federal do Acre,casada,  com o técnico agrícola Fábio Vaz de Lima ,tem quatro filhos.Apesar de ter sido educada no atolicismo ,hoje ela frequenta o crstianismo Evangélico.
Foi professora na rede de ensino de segundo grau e engajou-se no movimento sindical. Foi companheira de luta de Chico Mendes e com ele fundou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Acre em 1985, da qual foi vice-coordenadora até 1986. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e candidatou-se a deputada federal, porém não foi eleita mas não desistiu da Politica.
Em 1988, foi a vereadora mais votada do município de Rio Branco, conquistando a única vaga da esquerda na câmara municipal. Como vereadora, causou polêmica por combater os privilégios dos vereadores e devolver benefícios financeiros que os demais vereadores também recebiam. Com isso passou a ter muitos adversários políticos, mas a admiração popular também cresceu.

Exerceu seu mandato de vereadora até 1990. Nesse mesmo ano candidatou-se a deputada estadual e obteve novamente a maior votação. Em 1994 foi eleita senadora da República, pelo estado do Acre, com a maior votação, enfrentando uma tradição de vitória exclusiva de ex-governadores e grandes empresários do estado. Foi Secretária Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores, de 1995 a 1997.Foi responsável por vários projetos, entre eles o de regulamentação do acesso aos recursos da biodiversidade, foi Ministra do Meio Ambiente.Denunciou pressões dos governadores de Mato Grosso, e de Rondônia para rever as medidas de combate ao desmatamento na Amazônia e em 2008 pediu demissão ao Presidente da Republica em razão da falta de sustentação à política ambiental, e voltou ao exercício do seu mandato como Senadora.
"Marina Silva se afastou das funções de senadora pelo Acre, devido às suas ocupações como candidata do Partido Verde à Presidência da República em 2010.Marina não chegou ao 2º turno, por ficar em terceiro lugar, com 19,33% dos votos (19.636.359 milhões de votos), mas deixa para seus eleitores a esperança de um candidato ,honesto e lutador para as Eleições futuras, seu nome MARINA SILVA.
Que Deus a abençõe e proteja.

Palavras singelas a uma grande mulher
Feliz, abençoada e privilegiada é a pessoa que tem a chance de conhecer uma alma tão generosa, sensível e bela como a tua Marina.Lutadora e guerreira, que age com o pulso forte de uma gigante,Incansável defensora do que é justo e correto e que encanta a todos com a sua personalidade, forte, única e sempre com uma sensatez admirável. Percebe-se em seu olhar e em suas atitudes o quanto tu és confiável e extremamente fiel aos seus princípios.Inteligente, astuta, dedicada, uma ótima profissional, e que possui uma dignidade inabalável, que a caracteriza como responsável e competente.

Naturalmente consegue encantar a todos com a sua personalidade, forte, única e sempre com uma sensatez admirável.

Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima nasceu em Rio Branco, em 8 de fevereiro de 1958 é uma política, ambientalista, historiadora e pedagoga brasileira, filiada ao Partido Verde.



Por Sandra L.Stabile

__________________________________________________________________________________



O sorriso lindo, puro, sincero, luminoso, ostentado por Marina Silva ao discursar logo após a definição do segundo turno da eleição para presidente do Brasil representa a alvissareira inclusão da alegria na história da política brasileira.
Marina estampava o sorriso de cerca de vinte milhões de pessoas que confirmaram de forma lúdica e prazerosa o surgimento de uma terceira força no cenário político atual até então marcado por golpes, crimes, atentados, renúncias, botas e porões salpicados de urros e esgares de tortura, a loucura das malversações, tráficos de influência, orgias financeiras, políticas e sexuais.
Traída em sua boa fé, sua honestidade, humilhada em sua capacidade de trabalho e liderança, submetida a todo tipo de constrangimento aético iníquo, pacientemente, mansamente Marina suportou por longos trinta anos a escravidão pior de todas, a que impede de pensar e de fazer segundo o seu livre arbítrio, dom de Deus para todos os Seus filhos amados.
Mas atendendo ao chamado do Pai Todo Poderoso, Marina vai para o Partido Verde(PV) com a missão de colocar em prática o plano de Deus para possibilitar aqui na terra o treinamento adequado ao modo de vida que Ele reserva para nós no Reino dos Céus. Surge então uma outra força política, a única a apresentar uma proposta definida em torno da visão estratégica sintonizada com as necessidades do século vinte e um no que diz respeito ao encontro do indivíduo com Deus, da economia com a ecologia, da solidão com o amor, da cultura com a produção, da leitura com a cidadania, da saúde com o meio ambiente, da arte com a educação, da política com a comunidade, do servilismo com a cooperação, do egoismo com a bondade, do uno com a diversidade, do campo com a cidade, do rancor com o perdão.
Essa nova força política, que tem no PV a sua instância partidária, conseguiu nas eleições de 2010 um feito extraordinário até então nunca visto: colocar em prática no processo de campanha suas propostas de encontro no lugar de confronto, de articular no lugar de manipular, de delegar no lugar de centralizar, de horizontalizar no lugar de impor, de confiança no lugar de medo, de servir do lugar de mandar, de debate no lugar de combate, de honestidade e transparência no lugar de mentira e arrogância, de amor à Deus, ao próximo e à vida, no lugar de apostatar, demonizar, agredir, depredar.
A proposta apresentada por Marina Silva e o PV é a única voltada para preservar, reciclar, proteger e cuidar do ser humano, dos animas, das aves, das plantas, de todos recursos naturais, dos mares, rios e fontes, e de no lugar de muros construir pontes, em vez de murros, armas, bombas e desfolhantes, fazer uso de orações, poemas, livros, canções e sementes.
Portanto, Marina Silva é a legítima porta-voz e exemplo dessa proposta de amor e paz, de luz e suor, a única que não manipula, rotula, fere, ao contrário, inclui, agrega, prega o que faz, é coerente com o que diz, que política é relacionamento constante entre os que se reconhecem iguais em suas diferenças e que se respeitam a despeito de seus diversos tons de pele, crenças, credos, raças, sexos, sonhos, idéias e ideais, sem conflitos e guerras.
Porque só existe conflito quando se tenta mudar o outro, muitas vezes na marra, na bala, na fala anestésica, sem perceber que ninguém muda ninguém. O outro, o próximo, deve ser amado e aceito do jeito que estiver.
A irmã Marina Silva, com seu sorriso abençoado, com seu jeito simples, mas firme, sua voz sofrida, mas generosa, seu chale, seu charme e sua beleza, encantou o país de ponta a ponta e aproximou os jovens, as mulheres, os homens, os idosos, os céticos e os temerosos, para o modo digno, lúdico e prazeroso de fazer a política de ser ainda mais feliz.
O primeiro passo está dado junto com vinte milhões de passos sorridentes ao encontro de outros tantos que possam agora confiar na própria capacidade de caminhar juntos no sentido da vida que reluz no sorriso de Marina e de cada sorriso a colorir de manhãs a longa e taciturna noite quando a política cobriu-se de trevas.


Ave, Marina. Evoé PV. E viva a politica viva.

Geraldo Maia
Poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.Deixe seu recado.