domingo, 5 de fevereiro de 2012

EM MARÇO UMA EDITORA QUE NÃO VAI ARDER NO SEU BOLSO


Miriam de Sales
Mãe,Avó,Bisavó,Escritora ,Blogueira e Editora Miriam de Sales é baiana tem vários livros publicados.Cursou a Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia.
Publicou seu primeiro livro em  2008, através da Internet, no site “Recanto das Letras” e daí surgiu uma sucessão de sites, blogs e jornais que lhe trouxeram mais de um milhão de leitores fiéis.



Livros publicados:Contos e Causos,Contos Apimentados, A Bahia de Outrora.
Livros digital: Maktub e As filhas do General


NO QUE ELA ACREDITA

Na necessidade de se expressar, seja através da fala ou da escrita,é inata no homem.
Todos têm suas próprias vivências, crenças a defender e estórias para contar; o mesmo fato é visto de maneira diferente por cada pessoa.E,todos adoram contar suas experiências.Daí a necessidade de imortalizar suas idéias,passando-as para o papel, afim de que outras gerações compartilhem do conhecimento que apreendeu durante sua curta passagem pelo planeta.
Saramago dizia que o autor,famoso ou não,conhecido ou não,”concentra o feixe de obrigações derivado dos seus atos ,seja como cidadão ou escritor,pois,a obra é o romancista e o romancista resulta da projeção da pessoa que o anima.”
Mas,se escrever é dado á todos,publicar é que é o x do problema.
O livro ,no Brasil é caro,talvez por não se dar a ele a devida importância.
Cheia de idéias e parca de recursos, senti  na pele,quando quis publicar meu primeiro livro.
Acabei fazendo um e-book,um CD com mensagens e imagens que foi lançado na Bienal de Salvador em 2009 e logo  vendido.
O primeiro impresso foi “A Bahia de Outrora”,hoje na 2ª edição,com a 3ª já na gráfica,desta vez com o meu selo editorial.
Por que uma escritora  quereria entrar nesse mundo tão competitivo, arriscado e complicado da edição de livros?
- Porque és doida, diziam meus amigos.
- Está procurando sarna pra se coçar,diziam os familiares.
- Porque é  necessário,dizia um velho amigo,também ele escritor que publica com o seu selo ,todos os seus livros infantis.
E ele está certo.
Entregamos nossos arquivos á Editora, pagamos antecipadamente pelo serviço ,eles nos entregam os 100 ou 200 livros encomendados,mas, e o resto?!
Raríssimos nos devolvem a mídia e todos fazem contratos draconianos. E,mais raros ainda são os que nos prestam contas.Nunca recebi nenhuma planilha de vendas das editoras com as quais trabalhei.Mas,descobri livros meus vendidos em lugares onde nunca os coloquei.O mesmo ocorreu com dezenas de colegas que fizeram seus livros com editoras ditas sérias.
Por causa disso criei a Pimenta Malagueta, há dois meses atrás.Mas,ela já estava na minha cabeça desde 2009, quando passei a estudar o mercado editorial,aprender sobre edição,descobrir bons profissionais e gráficas sérias,conversando com editores e autores, enfim,me preparando,porque não é uma decisão que se tome de uma noite  pro dia.Exige seriedade e o mínimo de conhecimento.
A idéia original era fazer meus próprios livros, apenas; mas, vieram os colegas pedindo para fazer os deles, também.
-Em você eu confio!
Palavras lisonjeiras, mas, muito pesadas, revelando o tamanho da encrenca em que me meti e o tamanho da responsabilidade para com os outros.
Mas, como não tenho medo de nada e confio no meu taco, segui em frente.

Em Março, a Pimenta Malagueta estará espalhando seu perfume em sua sede própria, na Cidade Baixa no bairro do Bonfim, dois dos meus livros já estarão á venda com o meu selo e,mais tarde um pouco,mais dois livros de colegas.
Não vou com muita sede ao pote, pois, quero trabalhar fazendo o melhor. A “Pimenta” não veio para ser mais uma.

Por Miriam de Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.Deixe seu recado.