sábado, 3 de julho de 2010

Curiosidades da Familia Stabile (Italian)

Mariano Stabile


Mariano Stabile (Maio 12, 1888, Palermo, Italy - Janeiro 11, 1968, Milan, Italy) era um italiano baritone, associado particularmente com o repertório italiano, especialmente o papel de Falstaff.
Stabile é um sobrenome derivado do Stabile conhecido pessoal medieval (do Latin stabilis) e é encontrado principalmente entre povos de Italy do sul.


Carreira

Os estudos vocais de Stabile ocorreram no Accademia di Santa Cecilia em Roma com Antonio Cotogni, e fêz seu debut profissional em Palermo, como Marcello dentro Bohème do La, em 1909. Após cantar durante todo Italy, apareceu em Saint Petersburg em 1911, em Buenos Aires em 1913, em Barcelona em 1914, e fêz seu debut no Ópera de Paris em 1917, como Amonasro dentro Aida.

O ponto de giro de sua carreira veio quando Arturo Toscanini escolheu-o para o título-papel dentro Falstaff para reabrir de La Scala em 1921, um papel que cantaria eventualmente 1200 épocas estimadas durante sua carreira longa. Cantou no La Scala até que 1955, e entre seus outros papéis lá estiveram: Gérard, Scarpia, Iago, Malatesta, Dulcamara, Beckmesser, Schicchi. Também no La Scala, criou o papel do título de Respighi Belfagor, em 1923. Fêz exame também da parte no revival de Il turco em Italia, como Prosdocimo, em 1955, oposto a Maria Callas.

Stabile apareceu regularmente no Casa de ópera real em Londres, 1926 a 1931. Cantou também nos Festivals de Glyndebourne e Salzburg entre 1931 e 1939, e dentro Mozart os papéis tais como Figaro, Don Giovanni, Don Alfonso, no Theatre de Cambridge em Londres de 1946 a 1949. Sua somente aparência em America do Norte parece ter estado em Chicago em 1924.

Stabile teve uma voz boa, se não particularmente bonito, e foi usado com estilo e inteligência. Teve o diction excelente e foi um cant-ator proeminente, especialmente no comedy, e apreciou uma carreira notàvelmente longa. Foi casado à gema italiana Bosini do soprano (1890-1982), com quem apareceu ocasionalmente no estágio.

Fontes

http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Mariano_Stabile

D. Hamilton (ed.),A enciclopédia metropolitana da ópera: Uma guia completa ao mundo da ópera (Simon e Schuster, New York 1987). ISBN 0-671-16732-X

Roland Mancini e Jean-Jacques Rouveroux, (orig. H. Rosenthal e J. Warrack, edição francesa), Guia de l' opéra, Les indispensables de la musique (Fayard, 1995). ISBN 2-213-01563-6
***************************************************************************
Annibale Stabile


Annibale Stabile (C.1535 - Abril 1595) era Italiano compositor do Renascimento. Era um membro do Escola Roman da composição, e era provavelmente uma pupila de Palestrina. Era ativo principalmente em Roma mas movido momentaneamente para Kraków, Poland no fim de sua vida.

Vida

Os registros de sua vida adiantada são inexact, mas foi carregado provavelmente dentro Nápoles, e era provável um singer do menino em St. John Lateran em 1544 e em 1545. De “um contralto Annibale” é alistado também na mesma igreja em 1555 e em 1556; desde que é improvável que um vinte-ano-velho estaria alistado como a contralto, esta pode ter sido uma pessoa diferente; alternativamente propôs-se que Annibale estêve carregado no 1540s mid. Stabile ele mesmo mencionou que estudou com Palestrina, que era maestro di cappella no St. John Lateran em 1555 e em 1556.

Stabile tornou-se maestro di cappella no St. John Lateran em 1575, e retido essa posição até 1578, em tal caso moveu-se sobre para uma posição similar no Collegio Germanico. Desde Giovanni Dragoni prendeu também a posição de maestro di cappella no St. John Lateran, começando em 1576, os dois deve ter compartilhado do borne por dois anos. Em 1582 Stabile era a ordained priest; e em 1590 mudou trabalhos outra vez, este tornar-se do tempo maestro di cappella em Santa Maria Maggiore, onde foi empregado 1591 a 1594. Foi a Poland em 1595 adiantado, rei servindo Sigismund III Vasa, que empregou freqüentemente músicos italianos, mas Stabile morreu após estar dentro Kraków somente dois meses. A causa de sua morte não é indicada, mas a viagem a Poland não era sem risco; o renowned madrigal compositor Luca Marenzio morrido também após um desengate a Poland (1599), que reivindicou arruinou sua saúde.

Música

Stabile escreveu massas, motets, litanies, hymns, e outras partes sacred, em nove publicações separadas. Duas de suas coleções das massas foram publicadas primeiramente em Warsaw em 1979, como Królewskie de Msze (Massas reais), que escreveu para seu empregador Sigismund III. Uma de suas massas - Organis do cantantibus de Missa - é para a combinação incomun de 12 vozes independentes, e era uma colaboração com Palestrina e outro. Somente Kyrie, Credo e Crucifixus sobreviva deste trabalho.

O estilo de Stabile era similar àquele de Palestrina, especialmente em sua música vocal; embora escrevesse normalmente a música um tanto mais menos contrapuntally complexo do que isso de seu professor, indulged ocasionalmente dentro canon, especialmente em his motets. Sua música secular, principalmente madrigals, era frequentemente clara no caráter, uma característica incomun para um membro da escola Roman, cuja a música foi anotada o mais frequentemente para seu reverence, se não severidade.

Publicou três livros dos madrigals. O segundo dos três que escreveu na colaboração com Giovanni Maria Nanino (1581). Todos os três destas coleções foram publicadas dentro Veneza, um ambiente mais amigável para a publicação da música secular clara, e o centro o mais ativo da música que publica em Italy no 16o século atrasado.


Referências e leitura mais adicional
Ruth I. DeFord: “Annibale Stabile”, música do bosque em linha, ed. L. Macy (alcançado março 12, 2006), (acesso da subscrição)
Gustave Reese, Música no renascimento. New York, W.W. Norton & Co., 1954. ISBN 0-393-09530-4


Vetnil Ind. e Com. de Produtos Veterinários Ltda.



Endereço:
Av José Nicolau Stabile, 53
Res Burck - Louveira - SP
CEP 13290-000

Contato:
SAC Brasil: 0800-109197
E-mail: vetnil@vetnil.com.br

Site: www.vetnil.com.br

Descrição:
Baseada nas mais recentes pesquisas mundiais na área de medicina nutracêutica e ergogênica para equinos, iniciou o desenvolvimento de uma linha de produtos até então inédita no Brasil e que hoje é líder no segmento, sendo recomendada pelos melhores veterinários, criadores e treinadores do país.

Um comentário:

  1. Eu moro em Vinhedo, vizinho de Louveira, bem perto, e gostaria de fazer contato com os amigos poetas e escritores do local, meu fone é 19 94205695. Fiquem com Deus.

    Obrigado,
    abraço,
    carinho,
    Geraldo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós.Deixe seu recado.