domingo, 23 de maio de 2010

Ivone Alves Sol -Assessora do Alma Brasileira

         
Na foto
Leandro de Assis,criador do "Fala Escritor",Miriam Sales,Sandra Stábile,criadora do "Alma Brasileira" e a poetisa Ivone Sol,na apresentação da Antologia - Especial dia das Mães na 7ª Edição do Projeto Fala Escritor.

Escritoras baianas na Arena Jovem na  Bienal do Livro em Minas.

O stand da Bahia na Bienal do Livro de Minas (de 14 a 23 de maio de 2010) se destacou entre os mais de 200 expositores montados na ExpoMinas. A participação baiana no evento literário mineiro é fruto de uma parceria entre a Câmara Bahiana do Livro (CBaL) e o Governo do Estado, através das secretarias de Cultura (Secult) e da Indústria, Comércio e Mineração (SICM).O stand próprio da Bahia tinha mais de três mil livros, entre cordéis, poesia, quadrinhos, contos, romances, livros de arte, patrimônio, religião, entre outros temas. São obras de autores consagrados e de nomes contemporâneos , como Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Antonio Torres e Milton Santos,  Mirian Sales, Iray Galrão, Mayrant Gallo, Aurélio  Além de Miriam de Sales, Ivone Alves Sol com a coletânia Alma Brasileira -Especial dia das Mães e Ruy Espinheira, a literatura da Bahia está representada na Bienal pelos escritores Clara Maciel, Hugo Homem e Nilson Schommer,Marilda Santanna, entre outros.

          As escritoras baianas Ivone Alves Sol e Mirian Sales participaram da Bienal do Livro de Minas 2010, Nos dias 22 e 23 de maio ,elas integraram a programação da  Arena Jovem .No sábado dia 21 de maio Miriam de Sales falou de seus contos e sobre seu processo criativo e inspirações. Aos 67 anos, Miriam é uma ativista em defesa do livro e da literatura baiana. É autora dos livros Contos e Causos, Maktub e Bahia de Outrora, além de centenas de crônicas publicadas na internet. Mirian  gosta de escrever casos sobre a Bahia antiga e contos sobre o dia-a-dia sempre com muito humor, que é marca da sua escrita”. A coletânia Contos e causos esgotou no terceiro dia da Bienal de Minas Gerais
          Ivone Alves Sol , além de debater sobre a linguagem poética, no domingo, -apresentou ainda a coletânea Alma BRASILEIRA – Especial Dia das Mães,que reúne oito poesias próprias, além de versos de poetas baianos. O projeto é coordenado por Sandra Stabile. Ivone Alves Sol já integrou outras duas coletâneas literárias e é assesssora do PABRAA (Projeto Alma Brasileira). SOLvendo Sentidos é o título do primeiro livro individual da poeta, com previsão de lançamento em agosto deste ano.
Mirian Sales dando autografo na Bienal .
Esteve presente o escritor Hugo Homem, autor de oito obras publicadas, entre romances, novelas, contos e literatura infantil.Hugo chamou a atenção com o livro  "O homem em pé", que é ambientado na era medieval e conta a história de um bibliotecário que esqueceu como se deita.
 “O que os visitantes mais elogiaram no stand da Bahia foi a diversidade da literatura baiana, a qualidade das impressões e o baixo preço dos livros”.
O jovem escritor baiano, Gabriel Francisco Maciel, que aos 11 anos já possui quatro livros publicados, e sua irmã, Camila Maciel, de 14 anos, autora do Um pesadelo chamado Otto, uma aventura com linguagem jovem e com mensagem positiva chamaram a atenção pela linguagem jovem e pela mensagem que eles passam em seus livros.Clara Maciel mãe de Gabriel Maciel e de Camila Maciel também representou Salvador com seus quatro livros publicados .
Para os autores que participaram da Bienal do Livro de Minas ,o resultado foi positivo , e esperam retornar na proxima Bienal.



*Com informações da Assessoria da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Tagged Literatura, Poesia, Cultura, contos, Miriam de Sales, Ivone Alves Sol, escritoras baianas, Bienal de Minas 2010.


por Sandra L. Stabile

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.Deixe seu recado.