quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ANIVERSÁRIO DE CAMAÇARI


ANIVERSÁRIO DE CAMAÇARI
249 anos de independência politica e administrativa de Camaçari

O bispo dom João Carlos Petrini celebra nesta quinta-feira (27/09), às 17h, um Te Deum – hino litúrgico com expressão de louvor e momento de ação de graças a Deus – pelos 254 anos de emancipação política  do Município, comemorados no dia 28 de setembro.                        
A celebração acontece na Catedral São Thomaz de Cantuária, localizada na praça Desembargador Montenegro.

A abertura do 1º Festival de Cultura e Arte de Camaçari foi bastante concorrida. Realizado na noite de quarta-feira (26/09), no foyer do Teatro da Cidade do Saber, o evento contou com ampla participação da classe artística e da sociedade civil, que foram recepcionados pela Filarmônica 28 de Setembro.
O prefeito Luiz Caetano prestigiou o evento e na ocasião declarou que fomentar a cultura no Município é o que um gestor pode fazer de melhor para promover a evolução intelectual da população. Para o secretário da Cultura, Vital Vasconcelos, o festival é importante pois fortalece e proporciona uma maior visibilidade aos segmentos culturais do Município.
Dando prosseguimento ao festival de Cultura o Projeto de Literatura Alma Brasileira realiza no dia 27 de Setembro ( Quinta –feira ) ,a partir das 17 hs uma Roda Literária para crianças de 0 a 14 anos ao ar livre em parceria com a comunidade do Parque do Jacuípe - Barra do Jacuípe com o autor mirim  Lucas Yuri Bisbo Pinto autor do livro infantil A ARANHA VAIDOSA e autor de mais 4 livros, dois dos quais será lançado em outubro.Lucas foi o autor mirim destaque de 2011 e recebeu o certificado na Academia de Cultura da Bahia.





SOBRE CAMAÇARI
Camaçari é um município brasileiro do estado da Bahia, situado a 41 quilômetros de sua capital Salvador. O município é também conhecido por Cidade Industrial, e aquele que nela nasce é chamado de camaçariense. Camaçari é a quarta cidade mais populosa do estado e segunda maior cidade da Região Metropolitana de Salvador.
Complexo Polo Petroquimico

Camaçari, umas das pérolas do litoral brasileiro com 42 Km de um litoral belíssimo. Oficialmente se contam nove praias, mas  as pesquisa  apontam onze e outras ainda faltam ser catalogadas. Entre essas praias as mais visitadas são :Busca vida, Jauá, praia do Japônes,Arembepe,mais conhecida graças a Aldeia Hippie, seguida de Barra do Jacuípe que tem um belíssimo rio que encontra o mar, com barracas de praia ao largo do rio , é muito procurada para veraneio, possui muitas casas e condomínios ,entre eles o Parque do Jacuípe que é uma APP (Área de Preservação Permanente ) muito bem administrada e preservada pelo Condôminio Parque do Jacuípe.
PRAIA DE JACUÍPE SEGUIDO DO RIO


Seguindo o roteiro pelo litoral encontramos ainda ,Guarajuba ,Itacimirim ,Praia do Forte que abriga o (Projeto Tamar) e Costa do Sauípe.

Camaçari possui uma área equivalente a 759,802 quilómetros qudrados, com uma população de 242 984 habitantes. Representa o segundo maior PIB do estado (e o 34º maior do país), estimado em cerca de 14 bilhões de reais (IBGE/2007) Faz parte dos 71 municípios brasileiros integrados no Mercosul. É sede da Ford Motor Company e do Polo Petroquímico o maior polo industrial do estado, abrigando diversas indústrias químicas e petroquímicas. É o primeiro complexo petroquímico planejado do País e o maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul.
No rumo da comunicação o município era sede da extinta TV Camaçari, que entrou no ar em 1993 sendo afiliada à TV Cultura até 20 de fevereiro de 2009 quando ocorreu o seu fechamento por causa de diversas irregularidades. Em 2008 a TV  Aratu Camaçari afiliada ao SBT, foi inaugurada no município.
No esporte o município é sede do Camaçari Futebol Clube e do Sport Clube Camaçariense. Na educação o município é sede da Faculdade Metropolitana de Camaçari.

Sandra L. Stabile

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.Deixe seu recado.