sexta-feira, 1 de maio de 2009

EPIDEMIA DE GRIPE REPRESENTA RISCO PARA A HUMANIDADE

Fotos tirada dentro do Navio Chemstar Yasu em Salvador-Bahia



No Brasil, o último boletim divulgado indica quatro quadros suspeitos e outros 42 em observação. Ainda não foi confirmado nenhum caso da gripe A no país
O presidente do México, Felipe Calderón, disse que a epidemia de gripe H1N1 antes chamada de gripe suína, representa um risco para toda a humanidade.

Em Salvador a Empresa Williams Serviços Maritimos LTDA,atendeu no fundeadouro de Salvador o primeiro navio agenciado pela emprêsa, "Chemstar Yasu" com procedencia da Algeciras (Espanha) , pais que esta incluso com a gripe suina. O navio esta trazendo cerca de 5.000mt de Normal Parafina para ser descarregada no Porto de Aratu.
Entrevistamos o Gerente da emprêsa Sr. Almir Queiroz para nos prestar alguns esclarecimentos sobre quais prevenções estão sendo tomadas pela empresa.

Sandra -Sr Almir quais são as medidas que a Empresa esta tomando a esse respeito?

Almir Queiroz- As medidas adotadas pela empresa são as mesmas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),o uso de mascara ,e todo navio que chega com procedencia das areas que estão afetadas com a gripe denominada tipo A deverá aguarda atracação no fundeadouro de Salvador e caso seja detectado alguma anormalidade a embarcação permanecerá ao largo na "Zona de Quarentena" até que seja liberada pela Anvisa.
Também tomamos as providencias antecipadas em perguntar aos comandantes se existe algum tripulante com os sintomas da gripe, e após as informações do comandante passamos para Anvisa.
Notamos também que a tripulação do navio nos recebeu com mascara, talvez também pelo motivo que o nosso pais esteja sobre suspeita desta gripe.

Sandra - Quais são esses sintomas?

Almir Queiroz- Febre alta repentina, (maior que 38º C) e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações e dificuldade respiratória.
No nomento os paises afetados são: EUA, Mexico, Canadá, Espanha, Reino Unido, Israel,Alemanhã, Austria,Costa Rica,Alemanha,Suisa,Holanda,França e Nova Zelandia
Investigados: Australia, Brasil, Guatemala, Peru, Africa do Sul e Korea do Sul
Peçamos a Deus que tenha misericordia pois o assunto é gravissimo, a situação é de emergencia.

Entrevista :Sandra L.Stabile de Queiroz
Fonte:Projeto Alma Brasileira de Antologia
© Copyright ALMABRASILEIRACRONICAS. Todos os direitos reservados.



Mais noticias
México vê sinais de otimismo na evolução da gripe suína
O ministro da Saúde do México, José Ángel Córdova, disse nesta sexta-feira que a diminuição no número de internações em decorrência da gripe suína é "um sinal muito animador" e que o vírus causador da doença "não é tão agressivo" como se pensava.
Segundo Córdova, já há no México 343 casos confirmados de gripe suína e 15 mortes provocadas pela doença - três a mais em relação ao confirmado até a quinta-feira. Dos mortos, 11 eram mulheres e quatro homens, todos com idades entre 21 e 40 anos.
Nesta sexta-feira foi confirmado em Hong Kong o primeiro caso da doença na Ásia, em um cidadão mexicano recém-chegado ao território chinês.
De acordo com o governo de Hong Kong, o homem chegou ao território via Xangai e está em isolamento em um hospital, em condição estável. O hotel onde o homem esteve hospedado foi colocado em quarentena.
Números
Até agora, foram confirmados casos de gripe suína em 14 países de três continentes. Diversos outros países investigam casos suspeitos.
Depois do México, os Estados Unidos são o país mais afetado, com 118 casos confirmados e uma morte, segundo autoridades americanas.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, há quatro casos suspeitos de gripe suína (três em Minas Gerais e um em São Paulo) e outras 42 pessoas sendo monitoradas.

Vacina
Nesta sexta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que alguns laboratórios começarão nas próximas semanas a produzir vacina contra esse novo tipo de gripe.
O material necessário para iniciar a produção da vacina está sendo produzido nos Estados Unidos e será distribuído aos laboratórios em meados do mês.
No entanto, a vacina só deve estar disponível no mercado num prazo de quatro a seis meses, de acordo com a OMS.
A OMS e a União Europeia (UE) decidiram parar de se referir à doença como gripe suína para evitar prejuízos maiores à indústria de produtos suínos. A OMS passou a se referir à doença como Influenza A (H1N1), e a UE, como "nova gripe".
Na quarta-feira, a OMS elevou o nível de alerta em relação à doença para cinco - um abaixo do estágio de alerta máximo - e afirmou que há sinais de uma pandemia "iminente"..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós.Deixe seu recado.