Em comemoração aos 190 anos da Independência do Brasil na Bahia, a Fundação Pedro Calmon/SecultBA realizou nos dias 29, 30, 31 de julho e 1º de agosto o Seminário Internacional Independências nas Américas,na Biblioteca Pública do Estado da Bahia em Salvador. O evento contou com mesas e conferências que aconteceram em Cachoeira, na Universidade Federal do Recôncavo Baiano/UFRB, e em Salvador, no Complexo Cultural dos Barris e na Reitoria da Universidade Federal da Bahia/Ufba. Na pogramação o Seminário contou com parceria da Universidade do Estado da Bahia/Uneb, Universidade do Sudoeste da Bahia/Uesb, além da Ufba e UFRB.
O Projeto Alma Brasileira relançou a sua Antologia "Sensações Facebook -Grandes Autores" durante os 3 dias a convite da Editora e distribuidora Segue Livros.
Na programação Historiadores e pesquisadores nacionais e internacionais se reuniram nos quatro dias do Seminário para debater os processos de Independências nos países das Américas, proporcionando ao público o contato com fatos que ultrapassam os espaços das discussões.
Os temas centrais tratado pelas mesas redondas foram: Miradas sobre o processo de emancipação nas Américas; Entre conflitos e comemoração: história e memória da independência na América Latina; Resistência popular e consolidação da Independência no Brasil; Conflitos políticos e manifestações culturais na Bahia dos séculos XIX e XX.
Além das conferências durante o Seminário a Biblioteca Pública do Estado da Bahia nos Barris abrigou uma feira de livros,exibição de filmes e documentários,lançamentos,exposição e eventos culturais.
O encerramento do evento aconteceu na Praça Tereza Batista no Pelourinho .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.Deixe seu recado.