JORNAL DO SENADO
Com a presença de mais de 30 repentistas nordestinos, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou dia 26de Novembro projeto do deputado André de Paula (DEM-PE) que reconhece a atividade de repentista como profissão artística. A proposta foi aprovada em decisão terminativa.
De acordo como o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), relator da proposta (PLC 174/09), a
medida atualiza a Lei 6.533/78, que trata da regulamentação das profissões de artistas e de técnico em espetáculos de diversões, que não incluía a atividade de repentista entre os artistas. Repentista, pelprojeto,é quem usa o improviso rimado como meio de expressão artística cantada, falada ou escrita, com composição feita de imediato ou pelo recolhimento de composições de origem anônima ou da tradição popular. Assim, ressalta Crivella, são considerados repentistas os cantadores e violeiros improvisadores, os emboladores e cantadores de coco, os poetas repentistas e os cantadores declamadores de causos da cultura popular, bem como os escritores da literatura de cordel.
– O repente nordestino é um dos melhores exemplos de uma
arte popular complexa e dinâmica
– observou Crivella.
Repentistas nordestinos se apresentam na CAS em reunião que votou projeto que beneficia a cultura popular
Fonte:Jornal do Senado
www.senado.gov.br/jornal Ano XV – Nº 3.144 – Brasília, quinta-feira, 26 de novembro de 2009
O PAABRA-Projeto de Antologia Alma Brasileira informa
DIA 05 DE DEZEMBRO ENCERRA AS INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE POESIAS - MÃOS QUE FALAM.
O prêmio para o primeiro colocado será um livro solo editado e as inscrições estão sendo feitas pelo e-mail : maosquefalamalmabrasileira@gmail.com . Todos inscritos participarão da Antologia Poética Mãos que Falam que será lançado final de Janeiro de 2010 em Salvador -Ba com data a confirmar.
Sandra Stabile
Salvador-Ba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós.Deixe seu recado.