quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

MOMENTO DA LITERATURA


A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, literatura japonesa etc.
A definição de literatura está comumente associada à  ideia de estética, ou melhor, da ocorrência de algum  procedimento estético .Um  texto  é literário, portanto, quando consegue produzir um efeito estético e quando provoca  catarse , o efeito de definição aristótélica, no  reeptor . A própria natureza do caráter estético, contudo, reconduz à dificuldade de elaborar alguma  definição verdadeiriamente estável para o  texto literário. Para simplificar, pode-se exemplificar através de uma comparação por oposição. Vamos opor o texto  cientifico ao texto artístico: o texto  cientifica emprega as palavras sem preocupação com a beleza , o  efeito emocional. No texto artístico,ao contrário, essa será a preocupação maior do artista . É óbvio que também o escritor,busca instruir, e perpassar ao leitor uma determinada ideia; mas, diferentemente do texto científico , o texto literário une essa instrução à necessidade estética que toda obra de arte exige.
POESIA - Provavelmente a mais antiga das formas literárias, a poesia consiste no arranjo harmônico das palavras. Geralmente, um poema organiza-se em versos , caracterizados pela escolha precisa das palavras em função de seus valores semâticos e, especialmente,conotativos e sonoros . É possível a ocorrência da rima , bem como a construção em formas determinadas como o soneto e o haikai . Segundo características formais e temáticas, classificam-se diversos gêneros poéticos adotados pelos poetas.
A linguagem é o veículo utilizado para se escrever uma obra literária. Escrever obras literárias é trabalhar com a linguagem. Os Gêneros Literários são as várias formas de trabalhar a linguagem, de registrar a história, e fazer com que a essa linguagem seja um instrumento de conexão entre os diversos contextos literários que estão dispersos ao redor do mundo. Uma boa forma de se familiarizar com os diversos gêneros literários - e assim criar hábitos sólidos de leitura - é ter contato com o formato mais apropriado para cada idade, passando desde a literatura infantil à infanto-juvenil até chegar à adulta


Referências

1.    Dicionário de Português Michaelis - UOL. Literatua. Página visitada em 18 de setembro de 2012.
2.   Educar para Crescer. Dicas de Livros. Página visitada em 08/05/2013.

3.    Wikpedia  - http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura   Iwikipedia  LER MAIS↑
Principais escritores da África John Maxwell Coetzee e Nadine Gordimer 



Nossa homenagem a Vonani Bila 

 

    Quando você ama a sua pátria, tem que falar sobre coisas que precisam ser consertadas " Vonani Bila Sul-Africano .
       Bila é um nativo da África do Sul, parte norte da pequena aldeia de Elim na província de Limpopo. Bila é o fundador do Projeto Poesia Timbila, que publicou uma série de livros de poesia e da revista literária Timbila.

       Vonani Bila é um escritor negro, que lutou muito para ter seu trabalho reconhecido. Fundou um projeto poesia, intitulado Timbila, publicando várias poesias, além da revista literária Timbila.Vonani conseguiu fazer a circulação de obras de poetas que eram marginalizados. Com isso tornou-se uma fonte de inspiração para várias oficinas e projetos envolvendo novos escritores do gênero poético. 
 
John Maxwell Coetzeegenda
 Um dos maiores romancistas da língua inglesa dos nossos diasganhou o prêmio Nobel de Literatura em 2003, autor dos livros ,À Espera dos BárbarosA IlhaA Idade do Ferro,O Cio da Terra, Diário de um Ano Ruim,A Desgraça, livros que foram traduzidos para o português e editados e publicados no Brasil. Seu gênero de escrita é a ficção.




   
Nadine Gordimer
  Nadine 
20 de novembro de 1923 (90 anos ,Sul Africana, desenvolve textos sobre o apartheid, regime político pelo qual os brancos detinham o poder sobre os negros, obrigando-os a viverem separados, numa grande demonstração de preconceito racial. Seus livros são do gênero da ficção, mas também em crônicas como: O Engate, The Lying Days e The Conservationist.. Autora de mais de 30 livros na sua maioria crônicas sobre a deterioração social que afetou a África do Sul durante o regime do apartheid .

       Algumas das suas obras: July's People, A ARMA DA CASA, Um mundo de estranhos, O engate, A filha de Burger, De volta a Vida
      Prêmios: Nobel de Literatura, Prémio Man Booker
      Indicações: Neustadt International Prize for Literature



Mariana Sena